sábado, 5 de janeiro de 2008

Comidas da Sorte



Dizem os imigrantes italianos que comer uma colher de sopa de lentilhas é certeza de fartura na mesa o ano todo. A lentilha é um grão vendido seco que praticamente dobra de tamanho quando cozido, por isso essa história de fartura. Além disso, era a comida preferida do rei Midas, aquele que transformava em ouro tudo o que tocava. Só não podemos esquecer que o rei Midas não teve um final muito feliz...
A carne de porco deve ser o prato principal da ceia. Isso porque o bicho fuça pra frente, e isso garante armários cheios o ano todo. Fico imaginando quantos porcos foram mortos nesse fim de ano. Coitado, pra quem dá sorte, acabar morrendo é no mínimo injusto!
Quem acredita nisso diz que deve-se evitar as aves na ceia porque elas ciscam para trás. Já um amigo meu que gosta muito de aves criou uma teoria curiosa. As aves dão sorte justamente porque ciscam. Elas jogam a terra para trás, como se tivessem esquecendo do passado. Quanta imaginação!
Os peixes também são os azarados da ceia. Diz-se deles que é símbolo de fecundidade, pelas suas enormes ovas, purificação, por causa da sua carne branca e união, por andar em grandes cardumes. Até que eu gosto dessas associações, pelo menos não é nada em relação a dinheiro.
Na Dinamarca a tradição é comer peixes e batatas e subir na cadeira momentos antes da virada. No instante da virada deve-se pular da cadeira e brindar com champagne. Uma velhinha de 88 anos muito supersticiosa insistiu em cumprir o ritual mesmo com a desaprovação da família e com muita dificuldade subiu na cadeira para pular. Quando deu meia noite a velha pulou. E não chegou a conhecer o próximo ano.
Legalzinha também é a lenda sobre a acelga e alho poro. A disposição circular das suas folhas representam a continuidade da vida. Ainda sobre os legumes, na Alemanha a sorte fica por conta do chucrute. Quanto mais repolho no prato maior a riqueza no próximo ano. Com certeza os fogos de artifício não são os responsáveis pelas explosões na Alemanha.
Depois das comidas vem as frutas. Comer doze bagos de uvas, ou comer sete, ou comer pulando ondas (uma cena ridícula de se ver), ou comer o tanto referente ao seu número da sorte, enfim, são várias as modalidades de ter prosperidade e dinheiro no próximo ano comendo uva. Ah, e as sementes devem ser guardadas na carteira. Por isso, aí vai uma dica: guarde a carteira na geladeira para evitar formigas e baratas!
Depois das uvas tem que comer romã. E guardar as sementes na carteira também.
Por fim, entre as sobremesas que dão sorte, deve-se comer merengue ou suspiro para ter um ano doce. Será que comer uma rapadura inteira vai tornar o meu ano mais doce ainda?
A tradição mais bonita acontece na Líbia e não tem nada a ver com sorte. Após as orações, as famílias matam uma ovelha e doa metade aos pobres.
Acho que vocês já perceberam que eu acho esses rituais para ter sorte uma baboseira. A maioria das comidas que dão sorte gira em torno de dinheiro e fartura! Pra mim as festas de fim de ano tem a ver com família, união e paz. É isso que eu desejo pro meu ano: família unida e paz.
Ano passado fiquei sabendo de uma mulher que estava tão ocupada comendo uva no mar que nem deu bola para os filhos que queriam abraça-la e desejar-lhe feliz ano novo. Ficaram lá na praia escura, sendo cumprimentados pelos outros parentes enquanto viam a mãe numa cena humilhante em busca de sorte.
Conheço uma família alemã que faz uma coisa muito legal no dia primeiro de todo ano. Todos vão para a cozinha e preparam um brunch. Cada membro tem a sua função e a comida é feita por todos. Depois eles rezam e sentam para comer.

RECEITA DO DIA
BRUNCH DA FAMÍLIA (para uma família de 4 pessoas)

Ingredientes
Para os ovos mexidos
-6 ovos
-1/2 maço de espinafre lavado
-50mL de leite
-sal e pimenta
-o filho mais velho
Para as torradas
-4 fatias de pão de forma
-azeite
-1 queijo brie
-4 fatias de presunto cru
-folhas de manjericão
-o filho mais novo
Para as carnes fatiadas
-a carne que sobrou (de porco ou de ave)
-2 cebolas
-2 tomates
-sal e pimenta
-azeite
Para o suco de frutas que sobraram
-uvas
-ameixas
-cerejas
-pêssegos
-melancia
-açúcar
-a mãe

Filho mais velho: bata os ovos e tempere com sal e pimenta. Junte o leite e despeje a mistura numa frigideira quente. Adicione o espinafre picado e mexa bem até chegar no ponto.
Filho mais novo: faça torradas com as fatias de pão. Corte o queijo em fatias. Despeje um fio de azeite em cada torrada. Coloque uma fatia de brie, outra de presunto cru e salpique com algumas folhas de manjericão.
Mãe: ficou com a tarefa mais simples porque foi a que mais trabalhou no dia anterior. Descaroce as cerejas, os pêssegos e as ameixas. Bata as frutas com água, açúcar e gelo. Coe e despeje numa jarra bonita.
Pai: fatie as carnes, as cebolas e os tomates. Coloque um fio de azeite numa panela, refogue a cebola com o tomate, junte as carnes para esquenta-las e tempere com sal e pimenta.
Reúnam todos na mesa e comam como uma família. Se sobrar um integrante da família, como o filho do meio, ele pode lavar a louça!


Pernil de Natal



Semana passada escrevi sobre importantes itens na mesa de Natal: os frangos, chester e perus, mas recebi alguns emails dizendo que faltou eu escrever de comidas mais importantes ainda das festas de fim de ano.
E é por isso que hoje esta coluna vai tratar dos porcos, mais precisamente do pernil.
Com o preço da carne de boi absurdamente alto, quem gosta de fazer churrasco na festa do ano novo vai acabar desistindo e comprando um belo pernil, que não custa muito e alimenta um time de futebol inteiro.
Na minha casa sempre foi pernil. As festas sempre foram grandes e o pernil é bom porque rende horrores.
Horrores de carne ou horrores de fato! Lembro um dia em que minha mãe foi servir o pernil que havia assado e ele estava mal passado por dentro. Ela olhou pra mim, que estava do lado segurando meu prato ainda vazio e determinou:
-Arruinei a festa!
Não chegou a isso porque a minha tia partiu o pernil em várias partes e o assou mais um pouco, mas foi motivo de grande preocupação por parte dos convivas, que botaram seus pratos debaixo do braço e tiveram que esperar mais um pouco pela “pièce de résistance”.
Pra mim o pernil sempre foi a peça mais importante da mesa. Claro que eu como um pedaço de chester, de preferência uma sobre coxa macia coberta com pele crocante, mas um pernil bem feito é imbatível.
Mas o que é um pernil bem feito?
Acho que todo mundo sabe. Um pernil bem feito deve ter a carne macia e úmida, a pele crocante e sequinha. Vale o mesmo para a leitoa, que naturalmente é mais macia, mas não rende muita carne.
Ano passado eu assei uma leitoa desossada. Tirei todos os ossinhos da leitoa, recheei com uma farofa bem úmida e amarrei o bicho de tal modo que ficou parecido com uma lingüiça enorme. Ficou bom, mas muito feio! Esse ano vou assa-la no seu formato original.
Para obter uma carne macia e suculenta e a pele crocante, vários detalhes devem ser observados.

Receita do Dia
O Melhor Pernil de Natal
Ingredientes:
1 Pernil fresco com pele
3 cebolas
2 cenouras
1 cabeça de alho
1Kg de toucinho fresco
1 garrafa de vinho branco
Sal
Pimenta do reino

Primeiro Passo: Marinar a carne. Esfregue a carne com pimenta do reino. Bata uma cebola no liquidificador com metade do vinho branco. Coloque o pernil na última gaveta da geladeira e despeje a mistura de vinho branco no pernil, sem molhar a pele. Deixe de um dia para o outro.
Segundo Passo: Preparar para assar. Retire a carne da geladeira e esfregue somente a pele com sal. Isso desidrata a pele, deixando-a mais seca.
Tire a pele do toucinho e corte o em tiras finas. Insira as tiras de toucinho na carne. Com o cozimento, a gordura do toucinho vai derreter e enriquecer a carne. Insira também lâminas de alho.
Pré-aqueça o forno na temperatura mais alta possível. Fatie as cebolas restantes e corte as cenouras em cubos grandes. Salgue o pernil.
Espalhe os legumes numa assadeira e coloque o pernil por cima.
Terceiro Passo: Assar. Coloque a assadeira no forno e asse a carne em fogo forte por uns 15 a 20 minutos. Depois, reduza para a temperatura mais baixa possível. Se seu forno for muito forte, além de abaixar a temperatura, cubra com papel alumínio. Asse por 8 horas e o resultado final será uma peça de carne para fatiar. Se assar por 10 horas, o resultado final será uma peça de carne para desfiar, o meu preferido.
Depois disso, remova a carne da assadeira e coloque numa travessa para servir. Mantenha quente no forno desligado.
Quarto Passo: O molho. Você vai notar que a assadeira ficou cheia de pedaços de carne e cebolas e cenouras douradas e apetitosas. Remova o excesso de gordura da assadeira e leve-a ao fogo, na boca do fogão mesmo.
Derrame o restante do vinho branco (se ninguém tiver tomado ainda) e mexa com uma colher de pau para soltar todos os sólidos grudados na assadeira.
Transfira o líquido para uma panela pequena e reduza à metade. Coe o molho e tempere com sal e pimenta do reino. Não gosto de engrossar esse molho, mas se preferir, misture duas partes de manteiga amolecida com uma de farinha e misture com o molho. Mantenha aquecido.
Quinto Passo: A pururuca. Vários são os métodos. O melhor que eu já experimentei foi usar um maçarico. Dirija a chama diretamente na pele, tomando cuidado para não queimar. Outro método que funciona bem é derramar óleo fervendo sobre a pele, mas a sujeira é desanimadora.
Enfim, sirva o pernil com o molho ao lado e espere os elogios!