quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Carne e carnaval


Chegou o carnaval. Vou ficar 4 dias sem trabalhar! Pra quem trabalha sempre na hora da diversão dos outros, isso é uma dádiva de Deus.
Então pra mim é tempo de preparar o que eu mais gosto. Receitas demoradíssimas, aquelas que eu nunca tenho tempo de preparar.
Assar pães que demoram uma eternidade para crescer, defumar carnes ou peixes, salgar carne de porco, cozinhar carnes que ficam um dia inteiro no fogo, enfim, receitas que não se pode preparar durante o dia a dia.
Como não suporto o carnaval, vou é ficar bem sossegado me divertindo com outras coisas.
Muita gente diz que adora o carnaval, mas particularmente acho que essa festa está em declínio. Uma prova disso são as festas nos salões, que estão acabando de vez.
Pode ser um atrativo do Brasil, mas para o brasileiro acho que o que vale mesmo são os dias sem trabalhar!
Tenho uma amiga havaiana que não conhecia o Brasil. Aí fomos mostrar pra ela o samba e as danças. Ela ficou horrorizada com a dança esquisita.
A gente nasceu e cresceu vendo esta esquisitice, mas olhando pelo ponto de vista de quem nunca viu essa dança, o samba é realmente estranho.
Os pezinhos movendo rapidinho, dando passinhos minúsculos e muito rápidos enquanto o corpo todo dá soquinhos para todo lado!
Tire o som da sua televisão enquanto uma dançarina se mexe feito louca e você vai entender o que eu estou dizendo.
Quem não consegue sambar no estilo “soquinho”, dança de uma maneira que parece que a pessoa está correndo no lugar. Os braços se mexem como se estivesse correndo e as pernas também, mas a pessoa mal sai do lugar! É muito estranho. Sem contar aqueles que não sabem fazer nem o estilo “soquinho” nem o “corredor falso” e apelam para o dedinho pro céu. Este é sem comentários.
Eu acho ridículo, mas você pode gostar. Então eu vou parar por aqui! Já estou até vendo a minha caixa de email saturada de xingamentos!
Por isso vamos voltar à culinária. Quem sabe você gosta tanto da receita de hoje que me perdoa?
Aprendi esta receita num livro de um dos chefs que mais admiro: Heston Blumenthal, chef do restaurante The Fat Duck, considerado o segundo melhor do mundo.
No livro, ele sai em busca da receita do melhor bife, e acaba desenvolvendo uma, que eu vou adaptar para você preparar no carnaval.
Vá ao seu açougue de confiança e peça para ele te vender uma peça inteira da chuleta, na verdade uma peça com 3 ripas. Assim você terá carne para umas 6 pessoas.
Saia do açougue e vá direto a uma borracharia de confiança.
Borracharia? É...

Receita de hoje

Filé da borracharia

Ingredientes
Uma peça de chuleta com costelas
Sal marinho
Manteiga
Pimenta do reino preta

Pode parecer estranho, mas quem não tiver um maçarico forte em casa vai ter que ir até uma borracharia.
Peça emprestado o maçarico do borracheiro e toste a carne por inteiro. Seja rápido para ninguém te achar maluco e para não cozinhar a carne. É só para tostar o exterior.
Coloque a carne num forno elétrico a 50°C. É a temperatura mínima de um forno elétrico. Se não tiver um, regule seu forno a gás na temperatura mais fraca possível e deixe a porta do forno completamente aberta.
Deixe assar nesta temperatura por 24 horas. As enzimas vão trabalhar durante esse tempo e sua carne ficará macia e saborosa, mas mal passada.
Depois de 24 horas, retire a carne do forno e deixe descansar por 2 horas em temperatura ambiente.
Agora retire a carne do osso. Passe a faca pelo osso em “L”, depois corte em bifes de 4cm de largura.
Esquente uma frigideira de ferro, ou alguma bem pesada que você tiver por 5 minutos.
Enquanto isso, misture o sal com a pimenta moída grossamente e um pouco de óleo.
Passe o bife no óleo temperado e doure na frigideira quente, virando ocasionalmente até chegar no ponto desejado.
Pelo amor de Deus, não deixe a carne passar, ou mais de 24 horas de trabalho irão para o lixo!

2 comentários:

Anônimo disse...

Penso eu que nao tem nada a ver carne e carnaval pois carnaval È uma epoca p/ comer uma saladinha e cair na folia blz e o coringao rumo a desclassificaçao da libertadores tchal fabiao

Anônimo disse...

MAS GOSTEI DA RECEITA